Localizado no Sul de Minas Gerais, na Divisa com São Paulo e a 1600 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, o distrito de Monte Verde é um local encantador, aconchegante e apaixonante e, portanto, vale à pena uma visita.
Quanto ao período mais propício para se conhecer o distrito, Monte Verde é excelente para se visitar em qualquer época do ano, tendo verões amenos e invernos com temperaturas abaixo de zero.
No que se refere à sua vocação, o local é ideal para se realizar atividades de ecoturismo, comprar roupas e acessórios de frio, bem como doces, geleias, chocolates e bebidas artesanais. Para quem aprecia investir algum tempo de viagem degustando uma deliciosa gastronomia – meu caso – Monte Verde também é um excelente destino.
Na oportunidade em que estive lá, além de, claro, apreciar o lindo centro, em torno da rua principal, Avenida Monte Verde, seus estabelecimentos com arquitetura europeia e os produtos ali comercializados, dediquei algum tempo para visitar a cervejaria Fritz.
A Fritz é uma micro cervejaria que foi criada em 1993, fruto da paixão do mestre cervejeiro Jörg Franz Schwabe que fabricava artesanalmente as cervejas para amigos e familiares.
A cervejaria tem ambiente rústico e acolhedor e arquitetura europeia – famílias alemãs, suíças e italianas vieram para o local por conta da temperatura próxima às das cidades de origem.
Quanto à gastronomia, o empreendimento conta com um restaurante que serve a deliciosa, farta e suculenta gastronomia alemã, que pode – na verdade, deve – ser harmonizada com as cervejas e chopes produzidos e servidos no local.
Hoje a Fritz conta com 17 unidades espalhadas pelo Brasil.
Após o almoço, a fim de apreciar uma deliciosa sobremesa e aquecer o corpo, por conta da baixa temperatura, fui visitar a Casa do Strudel e a fábrica de chocolate Gressonen, fundada em 1978, logo na entrada do distrito, próxima ao portal.
Como a intenção não era a de pernoitar no distrito, estas foram as minhas últimas atividades em Monte Verde, ficando aquele gostinho de quero mais, tendo em vista outros atrativos e atividades que o distrito dispõe.
Então, já se preparou para, pelo menos, dar uma passadinha em Monte Verde?
Assim, Com base nesta experiência, o distrito de Monte Verde eu indico!