Localizada a 130 Km da Capital Paulista, Holambra, a Capital Nacional das Flores, é a cidade mais holandesa do país e merece uma visita!
Quanto ao nome da cidade, Holambra se origina da junção de Holanda, América e Brasil, e se deu por conta de imigrantes holandeses que se estabeleceram naquela localidade.
Quanto ao contingente populacional, Holambra tem população de apenas quinze mil habitantes.
A antiga colônia holandesa realiza anualmente o Expoflora, o maior evento da América Latina de exposição de flores e plantas ornamentais. O evento é uma forma de dar boas-vindas à Primavera.
Quanto à comercialização deste tipo de produto, Holambra responde por cerca de 70% da produção nacional.
Neste ano (2022), a Expoflora ocorreu de 2 a 25 de setembro, em uma área de 250 mil m².
Quanta às atrações, além das exposições de flores, havia stands de paisagismo, música ao vivo, desfile, restaurantes e diversas barracas para a venda de cervejas, vinhos, snacks, doces, além de um parque com roda gigante e outros brinquedos, ou seja, muita Festa, Cultura e Lazer.
Mas não só de flores vive Holambra. Na oportunidade em que estive lá, aproveitei a oportunidade para visitar ao Parque Van Gogh.
É um parque com um lindo lago (Lago Holandês), pedalinhos, tirolesa, pequenas lojas, em formato de chalés, para compra de flores, lanches e café, bem como quadros (réplicas) do pintor holandês de mesmo nome. Além disso há animais como galinhas, coelhos e capivaras soltos no parque.
O Parque foi inaugurado há exatos quatro anos, no dia 29 de setembro de 2018. A entrada é gratuita.
Com a finalidade de se conhecer os demais atrativos da cidade, fui até ao (lindo) Centro de Holambra, aonde se concentram soverterias – onde se encontram sovertes de flores, restaurantes, bares e lojas.
Como a hora da despedida já se aproximava, aproveitei os últimos momentos para visitar uma cervejaria, ali mesmo no Centro, e degustar uma deliciosa cerveja artesanal, que deixou aquela vontade de quero mais em relação à Cidade, que, na primeira impressão, demonstrou ser bastante convidativa para se permanecer à noite e fazer um programa de bar em bar.
Então, que tal incluir Holambra entre os seus roteiros de viagem?