Sardinha – Taberna Portuguesa

Vinícola Terrassos

Inaugurado há exato um ano, praticamente, no dia 11 de agosto de 2021, o Sardinha – Taberna Portuguesa é a oportunidade de viajar nas cores, sabores, sons e aromas de Portugal em pleno Leblon.

Com espaço pequeno, mas charmoso, aconchegante e intimista, o Sardinha está localizado na Rua Aristides Espínola, 101 (Leblon) e tem capacidade para quarenta pessoas.

No espaço interno, é notória a decoração com azulejos que remetem à terra lusitana. Além disso, nas paredes, há cartazes com termos e expressões de origem portuguesa, como “Casa de Banho” (banheiro).

Ainda quanto ao ambiente, há mesas na calçada, para os que gostam de acompanhar o vai e vem das pessoas e dos carros, o burburinho da rua, bem como aproveitar os dias com temperaturas mais agradáveis na cidade.

Quanto aos comes e bebes, os termos no cardápio também remetem à terrinha, com expressões como “Punheta de Bacalhau”, “Para os Putos”, dentre outros.

Ainda em relação aos comes e bebes, o cardápio é pequeno, mas muito bem elaborado, com opções de peixes, camarões, polvo, carne vermelha e vegana. Há também diversas entradas e petiscos e deliciosas sobremesas. Os vinhos são portugueses e há também a opção de chopp.

A trilha sonora e o cardápio também são da terrinha.

Na oportunidade em que estive lá, no Sardinha – Taberna Portuguesa, optei pela Sardinha Assada Portuguesa, como entrada, e harmonizei com um delicioso e refrescante vinho verde da casa. Como prato principal, optei pela Posta de Bacalhau a Azeiteiro. 

Como eu estava disposto a degustar e me esbaldar nas deliciosas opções do cardápio, ainda comi dois Bolinhos de Alheiras e, para finalizar, um delicioso e inesquecível Pastel de Nata, como sobremesa, além de provar o Mousse de Chocolate com espuma de Vinho do Porto e flor de sal.

Sardinha - Taberna Portuguesa
Sardinha - Taberna Portuguesa
Sardinha - Taberna Portuguesa

Quanto ao atendimento, ele pode – e precisa – melhorar. Praticamente todos os pedidos que fizemos para uma determinada atendente eram esquecidos e que nos obrigava a pedir para outro garçom que prontamente nos atendia. Acredito que ela estivesse em treinamento. Mas, a despeito disso, minha experiência no Sardinha foi boa.