Com início na última sexta, dia 30 de julho e término no dia 29 de agosto, o Comida di Buteco, neste ano (2021), está em sua vigésima primeira edição.
Quanto ao evento, ele consiste em um concurso em que o público visita os estabelecimentos participantes, aprecia os pratos (e as bebidas) criados especialmente para o evento. Na sequência, vota, com notas que variam de 1 a 10, para os quesitos petiscos, higiene, atendimento e temperatura da bebida. A finalidade do evento é o de resgatar a autenticidade dos butecos e de fomentar a cultura, a cozinha de raiz e a economia local.
Quanto ao ano de criação, o Comida di Buteco foi criado no ano 2000 e contava, à época, com apenas 10 participantes. Cinco anos depois, já era o maior do gênero no Brasil, sendo citado, em 2007, no New York Times. No ano seguinte, 2008, teve sua expansão para cidades como Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador e, nos anos seguintes, passou a ter novas cidades participantes.
Atualmente o Comida di Buteco conta com 21 cidades participantes – mesmo número do ano passado – estando presente em todas as regiões do Brasil – desde 2015.
Neste ano, minhas primeiras duas experiências, no concurso, foi no Liceu Grill, Tapas & Vinhos – denominado pelos antigos clientes, como eu, como Galeto Liceu.
Nestas oportunidades, optei pelo carro chefe do concurso: Espetinho de Paella de Costela. O petisco consiste em dois espetinhos recheados envoltos em uma crosta de cebola roxa crocante. Ele é muito saboroso, super bem servido e custa R$ 27,00.
Eu e meus familiares já gostávamos do Liceu – de suas opções, atendimento e espaço em si. Agora, com a decoração temática do Comida de Buteco, ficou ainda melhor!
Em relação ao concurso em cada cidade, existe uma ligeira diferença entre os períodos de realização do evento. Assim visite o site oficial e verifique as datas em que estará acontecendo na sua cidade.
“É tempo de (Comida di) Buteco!”. Visite os estabelecimentos e compartilhe, aqui no blog, sua experiência, pois esse evento representa e muito a alma brasileira em suas mais autênticas e diversas expressões regionais.
O Comida di Buteco e o Espetinho de Paella de Costela do Liceu, Grill, Tapas e Vinhos eu indico!
Excelente, obrigado!
Olá, André, tudo bem? Que bom poder ler seus comentários aqui no blog! Achei muito bom que você tenha escolhido o Espetinho de Paella para ser o carro-chefe do Concurso Comida di Buteco deste ano! Eu já conhecia o petisco e sempre gostei desta opção criada por vocês! Só na primeira semana do Concurso, eu fui duas vezes no Galeto para provar este petisco, além de uma em que fui degustar a Paella. Até o Galeto! Abraço!
[…] registrado na publicação anterior, a vigésima primeira edição do Comida di Buteco teve início na última sexta do mês julho […]