Conforme registrado na publicação anterior, a vigésima primeira edição do Comida di Buteco teve início na última sexta do mês julho (2021) e se estenderá por praticamente todo o mês de agosto.
Quanto à finalidade do evento, que é um concurso, esta visa resgatar a autenticidade dos “butecos” e fomentar a cultura, a cozinha de raiz e a economia local.
Quanto ao preço, todos os petiscos custam R$ 27,00.
A filosofia deste blog se manifesta na expressão: “O simples prazer de compartilhar”. Assim, na sequência, compartilho as experiências gastronômicas que tive, na Cidade do Rio de Janeiro, que desde 2008 é uma das integrantes deste concurso.
O Liceu Grill, Tapas & Vinhos – denominado, carinhosamente, pelos antigos clientes, como eu, como Galeto Liceu – está instalado na Rua Nelson Mandela, 100, em “BotaSoho”.
Ele tem como carro-chefe do concurso o Espetinho de Paella de Costela. O Petisco consiste em dois espetinhos recheados envoltos em uma crosta de cebola roxa crocante.
O Bar Os Imortais está localizado, no número 147 – Loja A da Rua Ronald de Carvalho, em Copacabana.
Ele tem como Comida di Buteco o Petisco Cai de Boca na Naiz – Petisco de beterraba com 4 recheios, queijo, frango com queijo, calabresa e carne assada desfiada ao molho de cerveja preta.
Já o Zezimbar, localizado no mesmo bairro que os Imortais, está na Rua Barata Ribeiro, 354.
O Petisco do concurso é o Monte Pascoal, “Siriguidum”. Os criadores o consideram “Uma epopeia Portuguesa, em terras Brasileiras!”
Ele consiste em três em um de carne de siri:
1-Empanado crocante de carne de siri;
2- Mini Moquequinha de Siri; e
3- Mini Pirão de siri.
São acompanhados de purê de raízes (cenoura, batata baroa e aipim), crispe de couve mineira e farofa de raízes com alho poró, aipo, cenoura, alho, cebola e azeite de dendê.
A Tasca Carvalho, também localizado na Princesinha do Mar, Copacabana, está instalado no número 266 da Rua Ronald de Carvalho.
O seu Petisco é o Tubarão à Gaspar Lemos, que consiste em Tubarão (cação) aos cubos, cebola, alho, pimentões, gengibre, azeite, vinagre, sal e pimenta.
Em relação ao concurso, esteja atento, pois existe uma ligeira diferença entre os períodos em cada cidade. Assim, visite o site oficial e verifique as datas em que acontece na sua cidade.
Outra dica importante: o site oficial não indica corretamente os horários de funcionamento de todos os estabelecimentos. Assim, verifique o horário na própria página do bar, nas redes sociais.
“É tempo de (Comida di) Buteco!”. Visite os estabelecimentos e compartilhe, aqui no blog, sua experiência, pois esse evento representa e muito a alma brasileira em suas mais autênticas e diversas expressões regionais.
O Comida di Buteco eu indico!
Oi Pedro (Eugênio)…óh nós aqui ôtra vez! Cara, que legal esse evento…venho curtindo por vários anos… conheci butecos legais e comidinhas bem bacanas e gostosas. Cara, agora, R$27,00 pelos petiscos, acho que estão bem “salgados”!!! Estamos falando de buteco, não de restaurantes! Estamos resgatando a popularidade de uma tradição (acho que era a ideia inicial)…mas desse jeito vão afastar as pessoas menos favorecidas, que adoram beber uma cerveja, beliscando um petisco.
Oi, Paulo, que legal ler, uma vez mais, seus comentários aqui no blog! Você tem toda razão. Considerando a realidade de nosso país e da grande maioria da população, os preços de um único petisco não está nada acessível. Sobretudo, quando pensamos na pandemia que dura há um ano e meio e que muitas pessoas perderam os seus empregos ou tiveram redução de salário, a situação fica ainda mais grave. Boa a sua reflexão! Espero que no próximo evento, os preços sejam mais acessíveis. Grande abraço e obrigado!