“O Rio de Janeiro continua lindo!”, sobretudo – e, para alguns, mesmo – neste calor, com temperaturas que ultrapassam os 30 °C, chegando à marca dos 38 °C, nos últimos dias, em algumas regiões da Cidade.
Por isso, realizar atividades ao ar livre e em locais que tenham, no mínimo, boa circulação de ar, para aliviar a sensação térmica, é imprescindível, na estação mais aguardada pela maioria dos cariocas, o Verão.
Como uma das opções de férias e passeio pela Cidade Maravilhosa, escolhi um programa que, além de atender às condições acima, também não permitisse aglomeração de pessoas, em um horário com pouca demanda e que fosse por um período de tempo relativamente curto, a fim de reduzir ainda mais a potencial permanência com pessoas, por conta da pandemia.
Assim, optei por um passeio de barco pela Baía de Guanabara, realizado pela empresa Saveiros Tour.
Quanto à embarcação, esta possui 21 metros de comprimento (70 pés) com capacidade para 120 pessoas, que, devido à pandemia, teve a lotação reduzida para 90 pessoas. As saídas são diárias, na parte da manhã, às 9:30h, da Marina da Glória.
Em relação ao valor do ingresso, paguei o valor de R$ 54,00, por ter obtido 10% de desconto.
No que se refere ao item segurança – inclusive sanitária – e conforto, senti-me muito bem! O barco estava conservado, com um número de passageiros aquém de sua capacidade (já reduzida), o mar estava com águas calmas, a temperatura estava amena e a seleção musical, em sua maioria, era de músicas agradáveis.
Além disso, a guia turística era uma atração à parte, pois era extremamente bem humorada, ao abordar os contextos históricos dos pontos de interesse.
O passeio dura aproximadamente duas horas, passando pelos principais pontos turísticos do Rio e de Niterói, dentre os quais:
- Marina da Glória;
- Escola Naval;
- Ilha Fiscal;
- Centro do Rio;
- Museu do Amanhã;
- Ponte Rio Niterói;
- Museu de Arte Contemporânea;
- Urca;
- Pão de Açúcar;
- Enseada de Botafogo; e
- Praia do Flamengo.
Quanto aos comes e bebes, é possível adquirir bebidas, incluindo cervejas e caipirinhas, e alguns petiscos no barco, mediante pagamento à parte.
Segundo o site da empresa, é possível fazer a locação privativa do barco para passeios.
Então, que tal, adotando as medidas de autoproteção e proteção coletiva, aproveitar a estação mais desejada pelos cariocas, para fazer um passeio pela Baía de Guanabara?
Este passeio eu indico!
Muito bom.
Este é o passeio que sempre indico.
Roteiro que repetia em muitos domingos da juventude!
Olá, Renato! Que bom que você gostou desta postagem! Como um homem do mar, que você é, e com tanta experiência e paixão pelas atividades afestas à Marinha Mercante, sinto-me lisonjeado com seus comentários. Um grande abraço e se cuide, sempre!