Tulum: a cidade dos lindos e majestosos templos mayas emoldurada pelo Mar do Caribe.

Considerada como uma das mais lindas cidades da Riviera Maya, Tulum está localizada a cento e trinta quilômetros de Cancun, o que leva, aproximadamente, uma hora e meia de carro e duas horas de ônibus até a este destino. Caso você saia de Playa del Carmen, a distância é exatamente a metade, ou seja, sessenta e cinco quilômetros, cuja duração é de cerca de cinquenta minutos de carro. Em Playa, você também tem a opção de tomar um ônibus, desde a rodoviária até a cidade de Tulum.

Antes de iniciar nosso passeio propriamente dito, importante registrar uma relevante informação que me foi bastante útil, na organização de minha viagem: não há a necessidade de se contratar guia para visitar as Ruínas de Tulum, tendo em vista que todos os points de interesse são sinalizados e com placas explicativas, de forma que você pode fazer todo o passeio no tempo, ritmo e da maneira que achar mais adequada.

Agora sim. Vamos lá!

Desde o século VI, mas especificamente o ano de 564, Tulum tem sido uma das principais representantes da cultura maya.

Uma de suas características marcantes é o fato de suas Ruínas estarem localizadas em uma posição privilegiada, bem junto ao mar, proporcionando uma deslumbrante visão, vez que todo o conjunto arquitetônico contrasta com o lindo azul do Mar do Caribe. As ruínas instaladas nos pontos mais altos, como o El Castillo, além de permitirem a visão do mar, proporcionarão lindas imagens para a tomada fotos, para registro de sua viagem. Para alguns, este conjunto constitui uma das mais belas visões do Mundo.

Conhecida como Cidade do Amanhecer (Zuma), Tulum, por suas características arquitetônicas e de localização, permite que desfrutemos tanto da história e cultura de sua civilização quanto natureza em seu entorno.

Após explorar as Ruínas, desci até a praia, para degustar a deliciosa gastronomia mexicana, apreciando a exuberância do Mar do Caribe.

Optei por ficar no Santa Fe Beach Club. A despeito de o atendimento ser lento e um tanto desatencioso, os drinks eram bem preparados e saborosos e os pratos igualmente bons, apresentando uma boa estrutura de espreguiçadeiras, redes e guarda-sóis, para relaxar.

Então, que tal incluir este local, como um potencial destino para suas próximas viagens?

Com base nesta experiência, as Ruínas de Tulum eu indico!