Olá! Nas publicações anteriores, tratei de dois lugares extremamente interessantes na Riviera Maya: a Quinta Avenida e o Parque Ecológico Xcaret.
Outro local que também merece destaque, que será objeto desta publicação, é a Ilha de Cozumel.
Cozumel é uma ilha mexicana no Mar do Caribe, localizada a um pouco mais de 100 Km de Cancun e a quarenta e cinco minutos de Playa del Camen, partindo do porto.
A despeito de seu porto ser um ponto de desembarque de cruzeiros e a Ilha ser muito visitada para a prática de mergulho e de snokeling, devido a suas águas extremamente cristalinas, boa parte de seu território ainda se encontra inexplorado.
Minha decisão foi a de fazer um bate e volta à Ilha, tendo em vista as experiências que ainda desejava ter em Playa del Carmen, sobretudo à noite. Comprei meu ingresso com antecedência em uma das empresas que faz o transporte do Farry até Cozumel. As empresas são a Ultramar e a México Waterjets. Optei por aquirir o bilhete da primeira empresa e uma categoria que me daria prioridade de embarcar e de ficar em um espaço com ar condicionado, bancos acolchoados e mesas. Mas, pelo que pude observar, as diferenças entre as empresas não eram tão expressivas, sobretudo referente ao custo e aos horários de ida e retorno.
Optei também por alugar um carro, para poder conhecer melhor a Ilha, sobretudo, por conta da distância entre os pontos de interesse e o fato de os clubes de praia fecharem às 17h.
Uma vez com o carro, partindo do Centro, atravessei toda a ilha e fui até à primeiro parada: Punta Morena.
Embora eu apenas tivesse a intenção de descer do carro e tirar uma foto rapidamente, não foi possível resistir aos apelos daquelas águas calmas e cristalinas do Mar do Caribe.
Depois, relaxadamente, fiz o caminho no sentindo horário, no entorno da ilha, pela orla, até Punta Sur Eco Beach Park, para subir no farol. E realmente valeu à pena. O farol não é tão alto e, portanto, sua subida não é cansativa, e a visão é MAGNÍFICA!
Ao descer do farol avistei a barraca de frozen Ecocafé – muito interessante por sinal! Tanto pela linda barraca, quanto pela simpatia e excelente poder de convencimento do dono, rendi-me e comprei uma deliciosa bebida à base de café – e olha que não gosto deste tipo de bebida (frozen)…
Logo ao lado da barraca, é possível descansar em um pier com cadeiras e espreguiçadeiras para – no meu caso, degustar a saborosa bebida e – apreciar a natureza em sua exuberância!
Na sequência, antes de sair do Parque, fui atá a Laguna X’tacún, palavra maya que se refere a manancial, olho d’agua ou nascente. A Laguna é simplesmente linda e exuberante, aonde se pode avistar jacarés, aves e iguanas.
A despeito de ter originalmente a intenção de passar – e, se gostasse, ficar – em algumas praias, como a San Francisco Beach e a Palancar Beach, tendo em vista o horário de fechamento dos Beach Clubs, às 17h, optei por ir diretamente para o Centro e explorar aquela área.
No final do passeio, decidi ficar perto do porto, degustar a deliciosa gastronomia local, apreciar alguma(s) margarita(s) e ver o lindo por sol – indicado por outros turistas, como simplesmente maravilhoso! Para isso, escolhi o descolado e interessante Real Tacos, que, além de servir uma deliciosa gastronomia, também vende lindos produtos em vidro, tem um ambiente com música de bom gosto e um excelente atendimento!
Na sequência, logo após apreciar o lindo por sol, voltei para Playa del Carmen, para curtir as diversas atrações em torno da aclamada Quinta Avenida.
E, como não podeira deixar de ser, depois de um dia extremamente energizante e relaxado, Cozumel eu indico!
Que lindo tudo, Pedro! Obrigado por compartilhar!
Oi, Chico, que bom encontrar seu comentário aqui e que bom que você gostou! Um amigo tão viajado e de tão bom gosto como você é motivo de muito orgulho para mim, poder receber o seu agradecimento! Sinal que estou indo no caminho certo! Obrigado e continue acompanhando o blog. E, se ainda não se inscreveu, inscreva-se por aqui e indique para amigos. Grande abraço!