Montevideo: uma imersão na gastronomia uruguaia – Parte I

Pacata, charmosa e apaixonante, a maior cidade e capital do Uruguai, Montevideu, situada na costa sul do país, na margem nordeste do rio da Prata, é uma cidade bastante arborizada, limpa e aonde o antigo e o novo convivem harmoniosamente. E como não poderia deixar de mencionar, a sua gastronomia é de dar água na boca até nos mais exigentes,  com a tradicional parrilla, os saborosos alfajores e os cremosos dulce de leche.

Para os que buscam um ambiente despojado, familiar e  com opções gastronômicas típicas, o Don Peperone é uma excelente opção. Está localizado na Avenida Dr. Luis Alberto de Herrera 1290, praticamente ao lado do Montevideo Shopping, no bairro de Buceos. Ao visitar o empreendimento, optei por uma porção de chorizo, como entrada, que vem acompanhada de pães, molho de ervas e vinagrete; e por Ojo de Bife, como principal. O local é bonito, agradável e espaçoso e o atendimento, atencioso e informal.

Quanto ao conhecido e aclamado Mercado Público, a despeito de ser um point gastronômico, com vários restaurantes e quiosques, em que você pode degustar assados uruguaios, beber vinhos e cervejas ou simplesmente conhecer o espaço, por conta do grande movimento interno e com a finalidade de apreciar o vai e vem das pessoas na área externa do Mercado – sou um people watcher, optei pelo Braseiro Brazil, localizado ao lado de umas das saídas do Mercado.

O ambiente é bastante amplo e agradável. E, só para variar, fiquei na varanda, na parte externa. Como não estava com muita fome, pedi uma porção de linguiças e optei por um vinho branco local, o Don Pascual Chardonnay – que me perdoem os entendidos na harmonização gastronômica. Além de apreciar o movimento das pessoas e a saborosa gastronomia, naquele dia, havia uma apresentação musical em frente ao Mercado, que abrilhantou ainda mais a experiência que eu estava tendo naquele momento.

E depois de longas e agradáveis caminhadas pelo lindo Centro de Montevideu, uma excelente opção, quando bater aquela forminha, é fazer um pit stop no lindo Teatro Solis, para degustar um um delicioso café ou chá, acompanhado com os saborosos alfajores – indico os de dulce de leche.

Uma pequena curiosidade sobre o Teatro Solis é que ele foi inaugurado na segunda metade da década de 50, sendo o principal teatro do Uruguai. Há visitas guiadas em espanhol e em português com duração de 50 minutos.

E, ao entardecer, após um dia intenso, repleto das mais diversas experiências, a fim de dar aquela energizada e recuperada, indico ir para uma das das Ramblas, para apreciar o lindo por do sol. Inclusive percebi que este é um hábito muito comum dos uruguaios. Eles levam suas cadeiras ou cangas, vinhos ou chá mate, sentam-se e apreciam a natureza em sua exuberância e plenitude.

 

Então… em sua (próxima) viagem a Montevideu, visite os pontos aqui indicados e compartilhe como foi a sua experiência. Na próxima publicação sobre o Uruguai, ainda serão tratadas as opções de Festa, Cultura e Lazer do Uruguai.

Montivideu, capital Uruguai, eu indico!