Conforme mencionado na postagem anterior sobre minhas férias no Nordeste, saí de Praia dos Carneiros e fui para Porto de Galinhas, localizada no município de Ipijoca, em Pernambuco.
Quanto à distância entre elas, as localidades distam pouco uma da outra, cerca de 51 km e leva, aproximadamente, uns 58 minutos para se deslocar de carro de um lugar para o outro.
Quanto aos comes e bebes, minha primeira providência, após chegar à pousada e me instalar, foi a de ir até ao restaurante Caldinho do Nenem Frutos do Mar. O estabelecimento é localizado bem em frente ao mar, com uma linda vista do Oceano e dos barcos que levam os turistas para os passeios.
Após o almoço, decidi ir até a vila para conhecer as lojas, restaurantes, bares, cafés; ver o vai e vem das pessoas e aproveitar para tomar um cafezinho e degustar uma saborosa sobremesa.
Para isso, fui ao belo Café da Moeda, aonde apreciei um delicioso creme brulée com sorvete.
Quanto à vila, elá é um local muito interessante com muitas lojas, estabelecimentos comerciais e uma grande quantidade de turistas circulando.
Durante o passeio pelas ruas da vila, é possível encontrar várias espécies, tamanhos e cores de galinhas.
Quanto à hospedagem, fiquei na Pousada Porto Verde. Uma linda pousada, localizada bem próximo do centro de Porto de Galinhas, com um ambiente super acolhedor de rusticidade, simplicidade e ao mesmo tempo delicadeza e beleza.
Para aqueles que não curtem animais, atenção!!! A opção deve ser a escolha de um outro estabelecimento, pois, sem deixar de cuidar da higiene do local, pelo que pude perceber, há gatos circulando pelos ambientes da Porto Verde.
Quanto à estrutura da pousada, os quartos possuem varandas, com redes e cadeiras e há uma piscina interessante nos fundos da Pousada. O local destinado para o café da manhã é bastante charmoso e convidativo
Como sou um amante da (boa) gastronomia, não poderia faltar, nestas linhas, comentários sobre as experiências que também tive em Porto de Galinhas, neste contexto.
Para isso, fui no restaurante Beijupirá. Ele está localizado na rua de mesmo nome, no número 90. Este restaurante tem filiais em outras localidades, como Olinda, Praia dos Carneiros, Muro Alto e outros locais.
O ambiente é rústico e extremamente aconchegante, com a utilização de elementos locais, como palha, barro e madeira. A regionalidade também é adotada na culinária, criando-se pratos inovadores de pescados com furtas regionais.
Quanto aos passeios, vale muito à pena reservar um bugre e fazer um passeio pela Praia de Maracaípe (praticamente deserta) e pelo Rio Maracaípe.
Este litoral é extensão do (litoral) de Porto de Galinhas. Quanto ao Rio, além de ser uma aventura navegar em uma balsa, aproveitando a tranquilidade e beleza natural, pode-se avistar cavalos-marinhos, ostras e caranguejos, além de mergulhar no Rio.
E, por fim, na última noite em que estive em Porto de Galinhas, fui jantar no descolado e agradável restaurante Vila Brasil. Ele está localizado na Rua Esperança, 316.
O local é bonito e agradável, tem um bom cardápio, com opões de chopps, cervejas, drinks e vinhos. Em algumas noites, há música ao vivo, nas quais, como acontece em lugares que tem esse atrativo, é cobrado couvert artístico.
E, depois dessa deliciosa experiência, vamos partir com nossa nau para Boa Viagem, nosso último destino destas férias. Até nossa próxima ancoragem!!!
E, como não poderia ser diferente, Porto de Galinhas eu indico!!!
Vou habitualmente em Porto.
Realmente é muito agradável e conta também com uma estigante vida noturna.
Olá, Renato, você definiu bem, em poucas palavras, Porto de Galinhas. De fato, é um lugar bastante agradável! Depois de explorar o restante da Bahia, pretendo voltar a visitar Porto. Obrigado por seu comentário! Um bom carnaval!