Há algum tempo, desde meados do ano passado (2018), eu ouvia falar do Flutuante Rio. Em um determinado sábado, ao sair de um evento social, decidi ir conhecer o espaço, curtir o por do sol, tomar uma saideira e fechar aquele sábado com chave de ouro.
Ao chegar ao “cais”, em frente ao Bar Urca, tive a agradável surpresa de não encontrar praticamente fila, para acessar ao Flutuante, e a balsa, que faz a travessia, estar partindo naquele momento.
Mas a sorte mesmo foi o fato de ter o gerente do empreendimento, o Ricardo, ali ao meu lado e ter gentilmente gravado este vídeo que eu compartilho com vocês:
O Flutuante Rio foi inaugurado, em maio de 2018, e é uma excelente opção para os dias quentes do verão, sobretudo no final da tarde, para degustar drinks, cervejas e petiscos; apreciar o por do sol, ouvir (e dançar) as músicas executadas por DJs e pelos músicos (tocando ao vivo).
Quanto à estrutura do lugar, o Flutuante tem 300 metros quadros e é praticamente dividido em dois espaços: o “aquário”, espaço de vidro climatizado, aonde estão localizadas as mesas e o bar e são servidas as refeições; e o lounge bar, no deque, que também possui algumas mesas, além de poltronas e bancos, e aonde fica o DJ.
Ainda em relação à estrutura, no entorno das embarcações, tanto da balsa que faz a travessia quanto do Flutuante, é possível perceber-se o trabalho realizado por Pedro Benet, artista plástico catalão residente, que trouxe, na minha avaliação, beleza e leveza às plataformas.
Quanto ao entretenimento, no dia em que estive lá, a DJ que estava comandando as pickups era a Priscila (@prislladj). Simplesmente adorei o som que ela tocava – seleção e qualidade excelentes!!! .
Em relação aos drinks, estes são maravilhosos e há vários deles que são criação dos bartenders.
A despeito de eu ter gostado de tudo, considero que os clientes não deveriam pagar a balsa para a travessia até o Flutuante. O valor é de R$ 20,00 por pessoa (ida e volta). Considero que este valor deveria ser convertido em consumo, já que o custo das bebidas é realmente bem diferenciado, em torno de R$ 38,oo, e ainda se paga o couvert artístico, que, particularmente, considero justo.
O Flutuante está extremamente bem localizado – a aproximadamente 200 metros da Mureta da Urca e a um minuto de travessia de balsa. Sua localização permite uma visão 360 graus dos principais pontos turísticos da cidade, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e a própria Mureta, que na minha (modesta) avaliação é um ponto turístico de (muito) interesse.
Quanto à balsa, que hoje serve de estrutura para o Flutuante, ela tem um logo histórico: começou no final dos anos 70, quando serviu de instalação para a escola de mergulho e náutica Argonautas. Importante registrar que esta foi a primeira escola de mergulho da América Latina, tanto para fins de recreação quanto profissionais, com reconhecimento internacional. Com o passar dos anos, após receber algumas reformas, a balsa já serviu de locação para algumas gravações, como as do programa Perto do Fogo, do chef Felipe Bronze.
Não há mais o que dizer, não é? Então, aproveite o verão, vá ao Flutuante Rio e compartilhe conosco, aqui, a sua experiência!!!
Estou pasmo!!!!!
Jamais ouvi sobre este Bar Flutuante. Olha que morei ao lado do Bar Urca. Lembro da Escola de Mergulho.
Excelente dica!!!! Necessária para nós que recebemos visitantes.
Grande abraço.
Ren.
Olá, Renato, é sempre um grande prazer ver seus comentários aqui no blog, sobretudo por saber que você é um viajante nato, que conhece, praticamente, os quatro cantos deste Planeta, de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Conforme a descrição no post, o Bar é relativamente novo. Então, você não é o único que não conhece o espaço. Como você sempre recebe visitas, aproveite a oportunidade e der uma esticada do Bar Urca para o Flutuante. Grande Abraço!