Inicialmente, cabe registrar que a decisão de se realizar mais uma viagem pelo Nordeste do Brasil, dentro de duas unidades da Federação (Alagoas e Pernambuco), fazendo uma road trip de Maceió a Recife, passando por suas cidades, vilarejos e distritos, foi muito acertada e prazerosa, conforme as fotos, vídeos e relatos que aqui serão apresentados.
Desta forma, o ponto de partido foi a Capital de Alagoas, Maceió – o Caribe Brasileiro, devido a suas lindas praias, piscinas naturais e lagoas. Decidi instalar-me em um bairro com excelente infra-estrutura (bares, restaurantes e barracas de praia), no qual eu pudesse deslocar-me sem a necessidade de transporte e cuja praia não fosse ou estivesse poluída. E o ponto escolhido foi a Ponta Verde.
Logo no primeiro dia, no final da tarde, dirigi-me ao Bar de Praia Lopana, que é um dos melhores em frente à Praia Ponta Verde – tanto que, em dois dias em que estive na localidade, fui lá por três vezes. Quanto à sua estrutura e atmosfera, o ambiente é bonito e agradável, com bom atendimento, e boas opções de bebidas (destilados, fermentados e drinks) e comidas (desde petiscos até pratos quentes). Eles possuem uma interessante programação musical e um catamarã, que se encontrava temporariamente em manutenção.
Naquela oportunidade, optei por ficar na parte interna, com ar condicionado, e experimentar os diversos petiscos, ao invés de jantar, degustando os deliciosos drinks presentes na carta.
Havia uma banda que tocava músicas bem legais, inclusive a pedido dos clientes.
Dia seguinte, decidi explorar a orla. Assim, fui caminhando desde a Ponta Verde até à Praia da Pajuçara.
Como a maré estava baixa, durante o caminho, fiz algumas paradas e entrei na praia, podendo caminhar por longos trechos de banco de areia, bem distante da costa, e ainda assim com a água abaixo dos joelhos. Uma delícia!!!
Durante minha caminhada, começou a chover – problema algum para mim, que estava de férias e que (quase) tudo é motivo de festa. Apesar disso, como a chuva estava bem forte e com muita ventania, fui me abrigar nas instalações do local mais familiar até aquele momento, a Barraca (Bar de Praia) Lopana. E como não sou de ferro, aproveitei para tomar mais um de seus deliciosos drinks.
Importante registrar que não é à toa que dizem que o Caribe Brasileiro está em Maceió. Mesmo após aquele forte chuva, que normalmente faz com que a colocação da água do mar mude, tornando-a um tanto turva, a água permanecia verde e muito cristalina.
Assim, depois de uma trégua da chuva, continuei minha caminhada pela orla, aproveitando as belas praias do Nordeste – fui desde a Ponta Verde até a Pajuçara.
Quando bateu a fome, ao buscar um local que me agradasse, acabei me instalando aonde? Na Barraca Lopana. Lá, além das espreguiçadeiras na parte externa, segurança, bom atendimento e boa estrutura, conforme já descrevi anteriormente, havia uma banda tocando músicas muito legais!
E, para começar os trabalhos, optei por um espumante, que combinava bastante com o dia ensolarado.
A tarde foi extremamente agradável!!!
Em minha última noite em Maceió, decidi ir jantar no requintado e charmoso restaurante Italiano Maria Antonieta.
O restaurante tem esse nome, devido à homenagem que os três idealizadores fizeram à sua mãe.
Quanto à localização, o restaurante tem fácil acesso, uma ambiente muito bem decorado, que traz conforto aos clientes e um atendimento primoroso. Possui uma carta de vinhos e um menu com excelentes opções.
Para abrir o apetite, pedi um vinho tinto e bruschettas de entrada. E como prato principal, nhoque com costelas de cordeiro, que estavam CE-LES-TI-AIS!!!!
Segundo os organizadores, a filosofia do restaurante é a utilização das receitas tradicionais das famílias italianas, visando a proporcionar aos clientes um novo mundo de sabores e sensações.
Após a segunda e última noite, em Maceió, no dia seguinte, antes de partir para meu próximo destino, São Miguel dos Milagres, e iniciar a Rota Ecológica, decidi fazer algo que simplesmente adoro: aproveitar a estrutura do hotel aonde eu estava hospedado, Hotel Tropicalis.
O dia estava lindo! Assim, após o café da manhã, fui para a cobertura do hotel, para ficar na piscina, lendo e ouvindo música e simplesmente relaxar. Afinal férias são para isso….
Dito isso, e não poderia ser diferente, Maceió, com seu mar de água verde e cristalina, eu indico!!!
Os próximos destinos serão São Miguel, Japaratinga, Maragogi, Carneiros, Porto de Galinhas, Recife e Olinda.
Portanto, não desembarque desta nau, pois tempos ainda muitos portos para ancorar e compartilhar com vocês cada nova (e única) experiência.
Muito Bom. Foi um dos melhores roteiros que fiz. Maceió é ótima pelo clima, belas prais urbanas, bom povo e artesanato original.
Bom de relembrar.
Renato.
Olá, Renato! Muito bom ler seu comentário aqui no blog. Foi minha primeira vez em Maceió e realmente gostei de lá. Fiquei com gosto de quero mais e, certamente, voltarei em breve lá. Abraços!