Casa Firjan, a perfeita combinação entre o antigo e o moderno, com foco no futuro

Com inauguração no início de agosto, mais precisamente no dia 03, a Casa Firjan é definida como sendo um espaço para atender, traduzir e responder aos desafios da (constante) transformação da sociedade, tendo sido criada para ser um polo de estudos, idéias e cultura.

Localizada na rua Guilhermina Guinle, no interessante bairro de Botafogo, a Casa está instalada em um terreno de 10.000 m² e possui área total construída de 7.500 m², integrando um novo prédio – com arquitetura contemporânea e premiada – a uma arquitetura histórica construída no início do século passado, que foi restaurada – o Palacete Guinle-Linneo de Paula Machado.

Importante registrar que o Palacete é um um imóvel tombado, constituindo Patrimônio histórico e cultural do Rio, sendo um exemplar autêntico do estilo art nouveau, que se destacou, no final do século XIX, na Europa.

A Casa Firjan, segundo seus idealizadores, é um espaço voltado para a inovação e para o amanhã, aonde as divergências ideológicas e o conflito de geração são bem vindos. Neste complexo ocorrerão atividades, como palestras, fóruns, workshops e cursos; também ocorrerão exposições, apresentações musicais, cinema ao ar livre e outras atividades culturais. E, além de tudo, há um restaurante.

Quanto ao acesso ao complexo, a Casa Firjan está localizada na Rua Guilhermina Guinle, 211, em Botafogo. Da estação de metrô são aproximadamente 500 metros, o que corresponde a sete minutos de caminhada.

Aproveite a caminhada para apreciar, na Rua São Clemente, um outro imóvel que também agrega valores arquitetônico, histórico, urbanístico e paisagístico, fazendo contraponto  com a Casa Firjan: a Casa Rui Barbosa, que já foi objeto de postagem aqui no blog.

Quanto aos dias de funcionamento, segundo os organizadores, a casa está aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 20h. Aos sábados, das 10h às 17h e aos domingos e segundas, a casa não está aberta para visitação.

Quanto aos ingressos, durante o mês de agosto, a entrada será gratuita, passando, a partir de setembro, a custar R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), com entrada gratuita às terças-feiras.
Para verificar outras questões, como gratuidade e meia-entrada, visite o site.

A Casa Firjan eu indico!