Caraíva: rusticidade com requinte e sofisticação!

Após passar por Cidades, Vilarejos e Distritos maravilhosos, como Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Santo André e Trancoso, fui para o destino mais rústico da viagem pelo Sul da Bahia, Caraíva.

No caminho para Caraíva, resolvi dar uma parada na (tão recomendada) Praia do Espelho. Considerando as diversas praias pelas quais passei, desde o início da viagem, na minha avaliação, a do Espelho foi a menos interessante. Primeiro, por conta da estrutura da maioria das barracas e pousadas à beira mar; depois por conta da própria praia em si, que tinha areia escura e muitos corais, não permitindo que eu entrasse no mar – tentei por três vezes, sem sucesso, chegando a quase cortar meus pés, em duas tentativas.

De qualquer forma, a Praia do Espelho é realmente linda e, como se encontra no caminho entre Trancoso e Caraíva, fazendo apenas um pequeno desvio, valeu à pena a experiência de ter passado por lá.  Almocei na Pousada e Restaurante do Baiano, que se apresentou como a melhor estrutura na praia do Espelho. Há espreguiçadeiras na parte externa da Pousada, de frente para o mar, e música ambiente. O atendimento é bom e a culinária excelente.

Assim como ocorre para se acessar os Vilarejos de Arraial D’Ajuda e Santo André, para se chegar à Caraíva, deve-se tomar um barco. Porém, os carros não acessam o local.

Tombada pelo Patrimônio Histórico, Caraíva é uma linda Vila de Porto Seguro, que também faz parte da Costa do Descobrimento. Localizada em uma península, é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio Caraíva e está inserida na diversidade ambiental do Parque Nacional de Monte Pascoal.

Caraíva tem mais de 470 anos e tem cerca de 600 habitantes. Suas ruas são cobertas de areia, não há trânsito de veículos automotores e a filosofia da Vila é se integrar e interagir com a natureza e preservar o meio ambiente.

Um dica muito importante é a de que se utilize o serviço dos transportadores de bagagem ao se chegar à outra margem do Rio, sobretudo se estiver com malas pesadas. Por ser areia, bastam dois minutos arrastando sua bagagem, para você ficar realmente cansado – e furioso. Outra dica é levar lanterna, pois não há postes de iluminação. As ruas ficam iluminadas unicamente com a luminosidade das lâmpadas externas das casas e estabelecimentos comerciais.

Fiquei hospedado na linda Pousada da Barra, que também tem um espaço de bem estar, com aulas de yoga. Meu quarto, assim como os demais, tinha varanda e uma bela vista para o mar. A Pousada fica em um ponto super privilegiado entre o rio e o mar, em um coqueiral de 8.000 metros quadrados.

Quanto ao café da manhã, a pousada oferece um caprichado buffet com produtos locais, iogurte caseiro, sucos de seu pomar  e mel do próprio apiário, segundo informações obtidas na Pousada, além de tapiocas, bolos e pães.

Depois de chegar na Pousada, desfazer as malas – algo que considero fundamental, pois me sinto como se em casa estivesse – e descansar, fui dar um passeio pela Vila. Dei uma passada pelo Beco da Lua, um espaço com pequenos restaurantes, que toca música, ao vivo ou ambiente. Por conta da baixa temporada, o espaço estava vazio.

De lá, caminhei até o Bar do Porto, um local requintado, com bom atendimento e com música ao vivo. No cardápio, há as opções de pizzas, massas, crepes; drinks, vinhos e algumas sugestões da noite. No dia, optei por um crepe e vinho tinto de acompanhamento.

 

Descer o rio Caraíva de bóia, praticar Stand Up ou caiaque, caminhar até a praia do Satú, ir até a bela Praia do Espelho de lancha, fazer o passeio de buggy até a Ponta de Corumbau, para passar um dia nas mais belas e calmas águas da região e conhecer a Aldeia Mãe de Barra Velha tornam Caraíva um vilarejo inesquecível com diversas opções de lazer.

Em um determinado dia, antes de almoçar a opção que mais me apetece neste tipo de viagem, que são peixes e frutos do mar pescados localmente e preparados na hora, optei, como entrada, deliciosos pastéis (super) recheados no Bar Manjericão, servidos pela Rose, uma pessoa falante, inteligente e extremamente simpática.

De lá, aproveitando o lindo dia, fui apreciar os saborosos pratos do Bar e Petiscaria Buxixo. Ele possui mesas e cadeiras em frente ao Rio Caraíva, ambiente despojado e é muito adequado para quem quer almoçar totalmente relaxado e em contato com a natureza, com o pé, literalmente, no chão.  Os pratos são muito bem servidos.

E, depois do almoço, nada melhor do que apreciar o lindo por do sol, no encontro do Rio com o Mar, simplesmente vendo a natureza se manifestando:

E, em minha última noite, naquele linda, preservada e silenciosa Vila, fui até a Igreja de São Sebastião. Uma igrejinha que é linda unicamente por sua simplicidade, estando, portanto, totalmente alinhada com a Vila de Caraíva! Naquela noite, também decidi uma jantar mais “casual” e, assim, fui degustar uma das deliciosas opções do Restaurante e Cachaçaria Caraíva. Optei por um delicioso sanduíche preparado na Facaccia, cuja fabricação é do próprio restaurante. E, nesta noite, também degustei a deliciosa cerveja local Caraíva.

E, por fim, no dia seguinte, despedi-me de Caraíva, em direção a mais um período (o segundo) de estada em Arraial D’Ajuda, sendo que, desta vez, em um Resort.
Não desembarque! Sigamos a viagem juntos!!!!