Santo André (BA): Sombra, Água Fresca e (Muito) Sossego…

Após ter passado dois dias em Porto Seguro, parti de carro para Santo André, que fica ao Norte do litoral Sul da Bahia.

Santo André é um vilarejo que pertence ao Município de Santa Cruz de Cabrália e que dista cerca de 27 km de Porto Seguro. É um vilarejo pequeno, tranquilo e remoto – seu acesso é por meio de uma balsa, que faz a travessia do Rio João de Tiba em poucos minutos.  No trajeto para o vilarejo, passa-se por Coroa Vermelha, um local com importância histórica, devido ao fato de haver sido celebrada ali a primeira missa do Brasil.

Algo interessante de se fazer é aproveitar a ida a Santo André e dar uma rápida passada no Centro Histórico de Santa Cruz de Cabrália. Como ele fica na parte alta da cidade, de lá, além de se poder apreciar a linda igreja de Nossa Senhora da Conceição, é possível também ter uma bela vista do Rio e de onde partem as balsas para Santo André.

Santo André é um vilarejo ideal para quem busca muito sucesso, tranquilidade e contato com a natureza – tem cerca de 13 km de praias praticamente desertas.

Na continuidade da Praia de Santo André, na Praia das Tartarugas, está a Fazenda Amendoeira. O local é simplesmente maravilhoso e privativo! A filosofia do dono, o italiano Federico Idi, e de sua esposa é a de ter poucos clientes para manter o elevado nível de qualidade do atendimento. Como era baixa temporada, não havia qualquer cliente – o que simplesmente adorei!

Importante registrar que minha ida a Santo André, neste período, foi estrategicamente calculado, pois era o período de Lua Cheia e maré baixa, permitindo que eu mergulhasse em um mar azul, pois suas águas não ficavam misturadas às do Rio Tiba.

Após diversos mergulhos, dei uma corrida na praia – afinal, a praia era, praticamente, só para mim mesmo, e iniciei os trabalhos com um (delicioso) drink, preparado pelo Federico.

Como aperitivo, pedi camarão e fiquei muito satisfeito ao degustar camarões frescos, crocantes e saborosos. Como não poderia deixar de ser, pedi peixe como prato principal. O (maravilhoso) almoço foi na parte interna do restaurante.

Ao final  do delicioso almoço, o Senhor Federico concedeu-me esta entrevista, que compartilho com vocês, no vídeo que segue:

Uma curiosidade: o proprietário – e Chef – da Fazenda Amendoeira é navegador, fotógrafo e repórter, tendo cruzado o Oceano Atlântico dezenas de vezes, algumas delas sozinho. Nas paredes internas do restaurante, está registrada a história desse famoso navegador, por meio de recortes de jornais do Mundo inteiro – um (outro) interessante atrativo para o local!

Quanto ao acesso, muito provavelmente você precisará de carro para acessar a Fazenda Amendoeira, pois são quase 3 km entre a praia de Santo André e a Praia das Tartarugas, tendo que seguir pela BR-367.

A praia de Santo André ficou famosa depois que “hospedou” a seleção alemã de futebol durante a Copa do Mundo de 2014. Hoje, a casa da Alemanha virou um hotel. Ainda assim, muito provavelmente pelo fato de ter sido baixa temporada, a praia estava praticamente inabitada.

Dependendo do ponto em que você se hospede, pode ter que dar uma boa caminhada para se chegar ao acesso da praia. Mas nada que seja absurdamente longe. E vá por mim, vale à pena chegar em uma praia que seja praticamente deserta.

Em um determinado dia, voltando da praia, decidi parar em um bistrô, pelo qual eu já havia passado uma vez e achado bastante interessante. Como já era praticamente noite, decidi parar por ali, conhecer o local e jantar. Ele se chama Luz de Minas.

Não é necessário ser um especialista em arquitetura ou em designer, para se perceber que cada detalhe foi primorosamente pensado para compor o ambiente e dar conforto aos clientes. Os próprios donos fazem o atendimento junto com um garçom, sendo todos muito simpáticos e atenciosos.

Solicitei casquinha de siri como entrada e para acompanhar uma garrafa de espumante. De repente, percebo um certo movimento das pessoas saindo do bistrô e se dirigindo para o terreno em frente. Era “simplesmente”para contemplar a linda lua que despontava no horizonte – algo tão lindo e acessível, que em nosso dia a dia, não nos damos conta, não é?

Depois de alguns minutos de contemplação, todos voltamos para o bistrô.  E ao voltar, a noite que já estava sendo fantástica se tornou simplesmente inesquecível.

Havia um quarteto de cordas que estava se preparando para tocar algumas peças clássicas e populares. Deleite total!

E o mais interessante é que se trata de um projeto social que visa dar oportunidade a jovens do vilarejo.  Apreciem um pouco:

De acordo com o site Radar64.com, o projeto Ambiente Musical do Instituto Amigos de Santo André – IASA foi criado em 2007 com a finalidade de promover a inclusão social de crianças e jovens da região de Santo André através da música. Ainda segundo o referido site, ao completar 10 anos, em 2017, o projeto promoveu o Primeiro Concerto da Primavera com participação de todos os jovens e crianças com a participação de um tenor.

Uma outra excelente opção para se degustar bons drinks, com um bom atendimento e boas opções gastronômicas, em um local bonito e bem estruturado, com uma belíssima vista do mar é o Bar e Restaurante Gaivota.

Após apreciar o lindo por do sol, tive a oportunidade de, uma vez mais, em Santo André, ver o “desabrochar”de uma bela lua despontando no horizonte.

Por fim, e, certamente, não menos importante, eu gostaria de descrever a pousada na qual me hospedei neste vilarejo, sendo a segunda vez que utilizo a rede no Brasil, e que, por certo, superou minhas expectativas, uma vez mais.

Trata-se da Pousada do Corsário, que se destaca pelo excelente atendimento, lindas instalações, uma vista deslumbrante para o Rio Tiba e o Restaurante El Floridita,  que serve uma boa gastronomia.
Apreciem:

E a viagem continua… Agora em direção à Arraial DÁjuda. Não desembarquem!

A Vila de Santo André eu indico!!!

2 Replies to “Santo André (BA): Sombra, Água Fresca e (Muito) Sossego…”

  1. Renato Costa says:

    Só complementando: o mérito é dos que amam a natureza.
    Excelente mix de som e imagens, com narrativa que deu água na boca.

    1. pedroeugenio says:

      Prezado Renato, obrigado por seu retorno, sobretudo por saber que você é um viajante nato que, no decorrer da vida, vem viajando pelos Continentes. Que bom que minha postagem deu água na boca. Está é exatamente minha atenção!!!

Comentários fechados.