Com a proximidade da data de comemoração do Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício), no dia 17 de março, data em que, no ano 461, o padroeiro irlandês morreu, bares em várias cidades do Brasil e do Mundo – não apenas na Irlanda, e em países aonde há grande comunidades irlandesas – se preparam para festejar.
Na Irlanda, aonde a data é um feriado, a comemoração é realizada com muita música, desfile, diversão e, claro, muita comida e bebida.
Segundo alguns estudiosos do assunto, a cor verde predomina na comemoração deste dia, por alguns motivos. Um deles é o fato de a Irlanda ser conhecida como Ilha Esmeralda, por conta de sua paisagem esverdeada pela alta incidência de chuvas e neblina. O outro motivo é o fato de ter se tornado uma cor representativa da nacionalidade irlandesa, por conta de os soldados, na Rebelião Irlandesa, no final do século XVIII, terem usado roupas desta cor, no dia 17 de março, para dar notoriedade à referida Rebelião.
Além da conhecida cerveja esverdeada – alguns bares também oferecem hambúrgueres com pão da mesma cor – o corned-beef boil, que é uma combinação de carne salmorada com repolho, é o prato tradicional do St. Patrick’s Day. Segundo os entendidos no assunto, a harmonização com cerveja é perfeita!
Algumas curiosidades sobre essa festa são as seguintes:
a) Como o consumo de bebida alcóolica nas ruas é proibido – isso ocorre em vários países do Mundo – esta é a única data em que tal prática é permitida, sem a punição com multa;
b) O maior desfile em homenagem ao santo padroeiro não ocorre na Irlanda e sim em Nova York, aonde se encontra uma das maiores comunidades irlandesas,
E, na Cidade do Rio de Janeiro, não poderia ser diferente. Vários bares se preparam para a celebração do Santo Patrício, com muita música, cerveja, comida, chapéus, camisas e brindes – quase todos verdes – para seus clientes.
A Festa do Saint Patrick’s Day eu indico!!!