Castelinho do Flamengo

Já fazia algum tempo que, passando pela Praia do Flamengo ou mesmo caminhando pelo bairro,  eu avistava o Castelinho do Flamengo e sentia vontade de conhecer o espaço. Pois bem, na última vez em que eu circulava por aquela área, tomei a decisão de visitar aquela bela arquitetura que há tempos me chamava à atenção.

O Castelinho do Flamengo foi construído entre 1916 e 1918, concebido pelo arquiteto italiano Gino Copede, para se tornar a residência do Comendador Joaquim da Silva Cardoso (rico empreendedor português e construtor) e de sua esposa Carolina. Foi transformado em centro cultural alguns anos depois e seu nome oficial é Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho,  em homenagem ao dramaturgo carioca, que morreu precocemente em 1974.

Segundo informações que obtive, o Castelinho possui uma videoteca (Midiateca) que dispõe de mais de 1 500 títulos em acervo – através de um cadastramento pode-se consultar gratuitamente os títulos, além de acesso gratuito à internet. Possui também catorze cabines individuais para vídeo e tevê a cabo. Conta com o auditório Lumiére, no segundo andar, com capacidade para quarenta lugares, duas salas para cursos e workshops e uma sala para exposições. Na torre, que fica no quarto andar, há o espaço Curinga, uma sala de leitura de textos dramatizados.

Infelizmente, a estrutura está bastante descuidada e sem manutenção e, na minha avaliação, não há incentivo para a promoção das atividades culturais que ali ocorrem. Infelizmente, pois o espaço é bom, a arquitetura é linda e está localizada em um ponto de muito fácil acesso, com vista para o Parque do Flamengo.

A programação do espaço inclui exposições de poesia visual, oficinas de literatura, filosofia e artes, além de cursos, debates, seminários e mostras especiais de filmes em vídeo. Verifique a agenda cultural.

Quanto ao acesso a este Centro Cultural, a despeito de se localizar no número 158 da Praia do Flamengo e ser conhecido como Castelinho do Flamengo, deve-se descer na estação de metrô do Largo do Machado, conforme mapa abaixo:

Uma curiosidade: no passado, rondavam no imaginário dos moradores da região as lendas de que o Castelinho era mal-assombrado.

 

2 Replies to “Castelinho do Flamengo”

  1. Suas postagens são inspiração para o meu fim de semana!Parabéns o Festa Cultura e Lazer está cada dia mais instigante!

    1. Olá, Rosiane, obrigado por suas considerações!!! Por você ser uma pessoa de extremo bom gosto e elegante, seus elogios são muito valiosos para mim. Obrigado!!!

Comentários fechados.