Sampa: cultura, gastronomia e muito entretenimento

A despeito da dita rixa ou implicância que dizem que os cariocas têm dos paulistanos e vice-versa, eu, como um autêntico carioca da gema, afirmo, sem medo de errar, que a Cidade de São Paulo é um excelente destino para, dentre outros motivos, cultura, lazer, entretenimento e gastronomia!

Passei uma pequena parte de minhas férias naquela Cidade e compartilho com vocês as experiências que tive por lá.

Para começar, no almoço, tive duas excelentes experiências. A primeira se deu no Restaurante Capim Santo. Segundo seus organizadores, a gastronomia do restaurante mescla a técnica Cordon Bleu com a tropicalidade de Trancoso. Gostei muito do restaurante, tanto pela estrutura, que tem uma ampla área externa, com uma cobertura transparente que permite aproveitamento da luz do dia, quanto pelo atendimento, que, embora despojado, é extremamente atento e profissional. Quanto às opções gastronômicas, estas são excelentes e muito variadas. O preço do buffet é R$ 95,00 e valeu à pena cada centavo, pois a experiência de estar lá foi muito boa! O Ambiente é alegre e descontraído.

Há uma unidade do Restaurante no Rio de Janeiro, mas não tive ainda a oportunidade de visitá-la.

A segunda experiência se passou no restaurante Tasca da Esquina. O local é bonito e elegante, com boas opções de vinho, gastronomia à base da culinária portuguesa e um bom atendimento. Segundo informações que obtive, é possível levar o próprio vinho, pagando o valor de R$ 50,00, correspondente à rolha. A outra unidade do restaurante é em Lisboa, capital de Portugal, terra do chef Vítor Sobral.

Para os apreciadores de cervejas – e registre-se, boas cervejas – segue uma indicação simplesmente imperdível: Vá ao Empório Alto dos Pinheiros – EAP. Eles contam com mais de 650 cervejas, entre nacionais e importadas. O local é bonito, tem uma estrutura muito agradável, com música ambiente; possui um lindo balcão, no bar, com diversas torneiras de cervejas. Optei por uma comidinha, como entrada, que de tão bem servida, não precisei passar par o prato principal, pois já foi o meu almoço. Quanto ao atendimento, ele deixou um pouco a desejar, embora tenha sido bastante amistoso. Em determinados momentos, os garçons ficavam de costas para os clientes conversando entre eles. Algo que achei legal foi o fato de haver copos e água potável disponível para se servir no balcão do bar.

Já para o fim de tarde, uma excelente opção é ir ao Terraço Itália, para tomar uma bebida destilada, fermentada ou mesmo um café, apreciando a arquitetura da Cidade, vista de cima. O ambiente é amplo, com decoração tradicional e o atendimento atencioso e amistoso. Optei por degustar os drinks da carta de bebidas. Observação importante: é pago um valor para ter acesso ao bar do Terraço, que, na minha avaliação, valeu à pena.

Para o jantar, uma excelente opção que indico é ir ao Café, Bar e Restaurante Chez Oscar. Já na entrada, eu tive a certeza de que algo, no mínimo, bom me aguardava. A recepção e o atendimento são simpáticos, atenciosos e profissionais. O local é extremamente interessante! Há uma varanda, mas, devido ao frio, preferi ficar na parte interna do Restaurante. Há uma carta bem interessante de drinks, que fiz questão de provar. Os pratos também são bastante interessantes e nos permitem uma experiência gastronômica. Naquela ocasião, degustei um delicioso polvo, cuja foto do prato posto abaixo.

E eu não poderia deixar de aproveitar a oportunidade, estando em Sampa, de apreciar um evento cultural. Sem entrar no mérito das questões polêmicas que avassalam o país, sobre determinados temas que foram apresentados, no contexto das artes, fui ao Museu de Arte de São Paulo – MASP – que dispensa maiores apresentações. Devido ao fato de estar localizado na Avenida Paulista, o acesso é extremamente fácil. Quando estou na Cidade, sempre que possível, aprecio as interessantes exposições do Museu.

Outra atração cultural que tive a oportunidade de apreciar na Cidade, durante o período das férias, foi o imperdível show da banda U2. Cujos detalhes tratei especificamente na postagem de 18 de outubro (2017), que teceu comentários sobre o show em comemoração aos 30 anos de lançamento do CD The Joshua Three.

A despeito de ter ido uma infinidade de vezes à Cidade de São Paulo, ainda não consegui “vencer” uma programação “mínima e obrigatória” que eu gostaria de realizar, como a ida ao rooftop do Hotel Unique, dentre outras. O bom é que sempre terei excelentes justificativas para viajar à Cidade.

Assim, eu, como um autêntico carioca da gema, desconsiderando a dita rixa entre cariocas e paulistas, indico a Cidade de São Paulo e seus programas, etílicos, gastronômicos e culturais como um excelente destino. Esta eu indico!!!