Parque Lage: opções gastronômicas, culturais e muito mais…

Uma boa pedida neste fim de semana prolongado, por conta do feriado da próxima segunda (20/11/2017), e aproveitando as temperaturas e o clima ameno desta linda estação (Primavera), é realizar um piquenique nos diversos parques da Cidade do Rio.

Um local que considero bastante interessante para se realizar esta (e outras) atividade(s) outdoor é o Parque Lage, que fica no bairro Jardim Botânico, aos pés do Corcovado. Ele é um parque público, tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico e cultural da Cidade do Rio de Janeiro. O local é lindo, de fácil acesso e kids friendly, já que tem um pequeno parque e muita área livre para que os rebentos possam se divertir.

Lá, tem-se a opção de se fazer o piquenique no gramado de estilo romântico europeu, em frente ao lindo Palacete do século XIX; ou na parte interna do Parque, na floresta nativa de Mata Atlântica, em bancos e mesas de concreto, em um espaço abrigado pelas árvores e repleto de micos. Esta área fica à direita de quem entra.

Aproveitando a ida aos banheiros, que ficam no Palacete, tire fotos de sua linda arquitetura. Lá se encontra a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com interessantes ateliês, e o Bistrô Plage, que é muito disputado, sobretudo aos fins de semana. Segundo informações que obtive, o Bistrô também funciona para almoço e jantar até o último cliente. Caso deseje se sentar, apreciar a vista e as iguarias servidas no Plage, chegue cedo.

Uma curiosidade: Vocês sabiam que o lindo Palacete foi um presente do empresário Henrique Lage para sua esposa, a cantora lírica italiana Gabriela Besanzoni?

Além do piquenique e das opções gastronômicas do Bistrô Plage, também são realizadas atividades culturais no Parque. No início do mês (novembro/2017), por exemplo, ocorreu o Festival de Ópera, Ópera na Tela. Há também, na Escola de Artes Visuais,  uma intensa programação de exposições, seminários, palestras e mostras de vídeos, além de oferecerem formação gratuita para artistas iniciantes e cursos de capacitação em arte para jovens. Informe-se sobre esse eventos.

Por gostar muito de piqueniques – e de atividades outdoor -, já tive a oportunidade de realizá-los em diversos lugares e ocasiões, como no próprio Parque Lage, na Lagoa Rodrigo de Freitas – de dia e de noite, no Parque do Flamengo, e em outras Cidades, como em Chicago e em El Calafate, na Patagônia Argentina, conforme publicação de algumas semanas. Considero uma atividade agradável, democrática e de possibilidade de nos conectarmos com a Natureza!

Assim, esta atividade, bem como o lindo Parque Lage eu indico!!!