Não são raras as vezes em que ouvimos alguém dizer ou mesmo dizemos que Buenos Aires é a terra dos brasileiros. Em várias partes da Cidade, realizando os mais diversos programas, encontramos compatriotas. Sem falar no fato de que Buenos Aires é um dos primeiros destinos, no exterior, selecionado pela maior parte dos brasileiros.
Fiquei hospedado em Palermo, o maior e, segundo minha avaliação, o mais interessante bairro da cidade. Ele é extremamente agradável para caminhadas – possui uma infinidade de edifícios residenciais e comerciais, como hotéis, lojas de moda e decoração, galerias, casas noturnas, cervejarias, bares e restaurantes.
Um local muito interessante para se almoçar é o La Cabrera. Restaurante especializado em carnes argentinas, ele já foi considerado um dos 50 melhores da América Latina. A decoração e arquitetura do lugar em si já valem uma visita. Não se preocupe em pedir entradas, pois os pratos são extremamente bem servidos, com tantos acompanhamentos e molhos que mal cabem na mesa. Se mesmo assim quiser uma entrada, não deixe de degustar uma empanada.
Para o café da tarde, indico o Le Pain Quotidien, que fica no Puerto Madero. Fiz a opção de ficar na varanda, com a vista do Porto, de outros estabelecimentos e das pessoas que passeiam ou fazem atividade física no amplo calçadão. Saindo de lá, não deixe de fazer uma agradável caminhada pela área.
Voltando para a área que mais explorei em minha última estada em Buenos Aires, Palermo, fui a duas cervejarias muito interessantes, bem próximas ao hotel em que me hospedei, que foram a Gaboto Bier Haus e Temple Craft, ambas na Avenida Fitz Roy, que têm excelentes opções de cervejas artesanais, de fabricação própria. Esta Avenida, por sinal, é repleta de diversas opções gastronômicas e de lazer.
Um outro programa pouco conhecido e que vale muito à pena é o Museu Beatle, aonde se encontra a maior coleção particular do Mundo desta banda. O Museu fica em um centro cultural e gastronômico, no Centro, com cinemas, um restaurante em que há apresentações musicais e vários bares e cafés interessantes.
Também tirei parte de um dia de viagem para ir aos Bosques de Palermo, local extremamente agradável, com um lago, repleto de flores (coleção de mais de 18.000 rosas), no qual você pode praticar atividades físicas, fazer piquenique, andar de pedalinhos ou simplesmente relaxar e apreciar a bela vista. E qual foi a minha surpresa? Havia uma banda de rock realizando um ensaio.
Ao lado dos Bosques há um centro gastronômico com vários restaurantes muito interessantes! Na ocasião escolhi o Rock & Ribs, um restaurante maravilhoso, com música ao vivo e um clima contagiante!
Com base em toda essa experiência, percebe-se que é possível, em um curto período na cidade, fazer opções e realizar programas bem interessantes, fora do contexto turístico tradicional.
Assim, o bairro Palermo e as mais diversas opções nas adjacências deste bairro eu indico!