Trancoso: um verdadeiro Oásis (com o maiúsculo)!

Trancoso, assim como Arraial D’Ajuda é um (outro) distrito de Porto Seguro.

Segundo dados do Serviço de Documentação da Marinha, a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500, no Rio dos Frades, em Trancoso. Outro dado histórico interessante é que a atual população (originada por uma aldeia jesuíta) permaneceu desconhecida até o final dos anos 70. Na época, havia apenas casas no entorno do local que hoje é o Quadrado.

Feitas as apresentações, vamos inicialmente ao local aonde fiquei hospedado, que é a Pousada Mar a Vista. Ela fica no Quadrado, é linda e tem excelente administração, que tem à frente a Senhora Patrícia, uma inglesa muito gentil e delicada. Acredito que o vídeo abaixo dará uma boa percepção do local:

Após chegar à pousada, fazer o checking e desfazer as malas – o que adoro, pois me sinto como se em casa estivesse -, fui conhecer o (tão falado) Quadrado.

Fiquei encantado por poder apreciar aquelas lindas casas coloridas e preservadas, com arquitetura que remete aos idos do século XVII. As casas em sua maioria funcionam como bares e restaurantes. Algumas são lojas de artesanato. Como boa parte das pessoas passam o dia curtindo as praias, a maioria dos estabelecimentos abrem a partir do final da tarde.

Bem no Centro do Quadrado, está a linda Igreja de São João, construída em 1656. Logo atrás dela há um mirante, que oferece uma linda vista das praias.

Caso você visite o Quadrado e não se sinta arrebatado ou deslumbrado, experimente passar por lá, à noite, pois o local literalmente se transforma e a atmosfera é completamente diferente, pois todos os bares, restaurantes e lojas estarão abertos; haverá um grande movimento de pessoas, em um vai e vem constante; haverá músicas em muitos bares e o ambiente estará ainda mais charmoso, por conta da noite, em si.

Um dos locais que conheci no Quadrado foi o Café Cultura Música Bar. Naquele dia, havia uma banca tocando MPB da melhor qualidade. A sintonia do lugar é muito boa! Degustei umas caipiroscas muito boas e uma tequila com os amigos, que conheci em Trancoso, para animar a noite.

O clima esta tão bom, que saímos do lugar juntos com o dono e os garçons, fechando o estabelecimento.

Um outro local muito interessante que conheci foi o Restaurante Maritaca. Ele fica na Rua do Telégrafo, 388, bem na entrada do Quadrado.

O Restaurante é lindo, espaçoso e tem um atendimento de excelente qualidade. Possui um amplo cardápio com grelhados, lagosta, camarão, peixes, carnes e frango. Conta ainda com saladas, massas, risotos e pizzas. Como sobremesa, por estar na Bahia, eu não poderia deixar de degustar a deliciosa cocada mole.

 

E, como não poderia deixar de ser, vamos dar agora aquele mergulho?

A primeira praia que fui conhecer foi a dos Nativos.

A despeito de eu preferir caminhar a ir de transporte para os pontos de interesse, pelo fato de a praia distar 1,4 km do local aonde eu estava hospedado, se soubesse, eu certamente iria de carro. Sobretudo, por haver uma certa ladeira para se vencer na volta. Mas sobrevivi à caminhada e valeu muito à pena. Vocês verão!!!

Na Praia dos Nativos, que é uma praia simplesmente linda, eu aportei minha nau na barraca Fly Club, que, devido ao fato de ser baixa temporada, estava simplesmente vazia, oferecendo-me um atendimento super, hiper personalizado e de boa qualidade. Fly Club dispõe de uma estrutura muito boa, com cadeiras e mesas, espreguiçadeiras com colchões e DJ tocando músicas que tornaram o ambiente ainda mais agradável, confortável e aconchegante.

Pedi de entrada uma água de coco e dadinhos de tapioca, que estavam simplesmente maravilhosos: saborosos, crocantes, deliciosos! E, como principal, peixe, acompanhado de salada e purê.

Após um dia inteiro de muito descanso, lazer e contato com a natureza – nadando, tocando as areias, sentindo o vento e o sol tocando a pele e apreciando o voo dos pássaros -, ao cair da noite, fui ao Quadrado jantar no Restaurante Silvana e Cia.

O local é amplo, charmoso e, no dia em que estive lá, havia uma cantora executando umas lindas canções no estilo voz e violão.

Degustei um espumante e uma deliciosa moqueca, como prato principal.

E que tal ir conhecer um local despretensioso, do estilo pé sujo – como costumamos chamar aqui no Rio – com boa música, excelentes  drinks, muita animação e gente legal para conhecer e conversar?

Então, vá a O Centro Music Bar. Fica na Rua São Bernardo, 6, praticamente ao lado do Restaurante Maritaca, pois caminhando você levará apenas um minuto até lá.

Após uma noite de muita descontração e divertimento, nada melhor do que, no dia seguinte, passar as horas descansando em uma bela e confortável estrutura, embalada por boa música, bem frequentado e com um lindo mar, literalmente, à disposição. Estou falando da barraca Uxuá Beach Club.

Ela fica na Praia dos Coqueiros, uma praia linda, de águas azuladas e de temperatura extremamente agradável, que, provavelmente, tem esse nome, pela quantidade de coqueiros que embelezam ainda mais aquele local. É cobrado um valor para permanecer e utilizar a estrutura da barraca, que é convertido em consumo, à medida que o cliente utiliza os serviços e produtos dali.

Pelo padrão que encontrei, julguei que valia à pena. Tanto que fiquei até os últimos minutos, deleitando-me…

Importante registrar que de todas as localidades pelas quais eu passei, Trancoso foi a cidade mais cara, a despeito de lá dizerem que Caraíva era muito mais cara.

Depois dessa estada, nesse oásis, minha próxima direção será para o local mais rústico de toda essa viagem de férias, Caraíva.

Então…Não desembarque desta nau e continue aproveitando essa viagem pelo Sul da Bahia!

Trancoso eu indico!