Arraial D’Ajuda: Parte I de minha “ancoragem” e estadia na Vila do Divertimento…

Conforme descrito nas postagens anteriores, minhas férias, no Sul da Bahia, começaram por Porto Seguro e Santo André, Vilarejo localizado no Município de Santa Cruz de Cabrlália.

Após ter desfrutado de muita Festa, Cultura e Lazer nestes dois destinos, parti para o local em que eu permaneci maior parte de minhas férias, Arraial D’Ajuda. Tanto que decidi dividir o compartilhamento destas experiências em duas partes. Vamos lá!

Lá, eu optei em hospedar-me em uma localização que não estivesse nem muito longe da vila, nem muito distante das praias, de forma a poder caminhar para todos os pontos de interesse, sem a necessidade de se utilizar o carro.

Neste sentido, escolhi a pousada Baixu Village. Ela é simplesmente linda, com uma excelente infra e uma vista maravilhosa para as praias.

Depois de chegar à Pousada, desfazer as malas, tomar um (delicioso) banho de piscina, apreciando a vista das praias e do por do sol, enquanto deliciava um drink, fui conhecer a vila.

Vale à pena dar uma passada no Centro Histórico, a despeito de ser bastante reduzido. Lá há construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, como a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, construída na segunda metade do século XIV e cercada de casas coloridas. A propósito, a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda consiste no primeiro santuário do Brasil. A imagem da Santa chegou em 1549, trazida pelos jesuítas portugueses, que chegaram em três naus: Conceição, Salvador e Ajuda, que logo depois vieram a nomear as igrejas.

A Rua do Mucugê é a principal de Arraial D’Ajuda, aonde se concentram os melhores bares, restaurantes e clubes, bem como a maioria das pousadas e lojas.

Dê uma passada no Beco das Cores. É um local legal, intimista e colorido, com pequenos bares e um pequeno palco no meio do beco, para apresentações ao vivo. Passei pelo Beco duas vezes – em uma delas, havia um músico saxofonista tocando e, na outra, uma cantora de sambas de raiz.

Caso você tenha pouco tempo no vilarejo e queira ir a um local imperdível – fui lá diversas vezes – este local é o Morocha Club. Posso ousar em dizer que lá se apresentam os melhores músicos da região! O local é amplo, agradável, com bom atendimento, bons drinks e um vasto cardápio. No entanto, não conheço a gastronomia de lá, pois minha opção era a de ir ao Morocha apenas para beber. O jantar era sempre em um outro bar ou restaurante da vila, para que eu pudesse explorar toda a região. Depois terminava a noite no Morocha. E que noite!!!

Um local muito interessante para se conhecer (e ficar) é a Praça Caminho do Mar, que fica na altura do número 246 da Rua Mucugê.

Para os que apreciam um bom gelato (italiano), logo na entrada da Praça, você encontrará um quiosque com sabores diversos. Ao redor da Praça, há diversos restaurantes, lojas, banheiros e um Banco 24h. E para a apresentação de músicos, há um palco aonde você poderá apreciar música da melhor qualidade.

 

Nas praias, sempre há grandes estruturas montadas, que servem petiscos, almoços, bebidas e proporcionam diversão e entretenimento. Na sequência compartilho as que conheci.

O primeiro local que fui “experimentar e degustar”, baseado nas informações que obtive, durante a organização e planejamento de minha viagem de férias, foi a barraca Uiki Parracho, que fica na praia do Parracho – ela fico um pouco depois da praia do Mucugê, que é a mais próxima à vila de Arraial D’Ajuda.

Na verdade, a Uiki Parracho, por sua estrutura, é considerada como se fosse uma vila rústica em frente ao mar. Ela é simplesmente linda, com uma excelente infraestrutura, ótimo atendimento; DJ tocando músicas da melhor qualidade, em um barco, bem no meio do espaço, e excelentes opções de drinks e gastronomia.

A Uiki inclusive é conhecida pelos eventos que realiza no réveillon e pelo Festiva Sundance, no qual são apresentados grandes nomes do cenário nacional e internacional.

Curiosidades: a palavra que dá nome à praia é sobrenome de um grande velejador e campeão por diversas vezes, inclusive em nível internacional, de Windsurf; a palavra que dá nome à barraca, na língua indígena, significa: seja bem vindos pessoas festeiras.

O mar na praia do Parracho tem águas calmas e, como em todo o Sul da Bahia, aquecidas.

Ainda quanto às (melhores) praias e as estruturas nelas montadas, uma outra dica é ir “experimentar” a barraca La Plage Beach Club, que fica na praia do Mucugê, que, conforme descrito anteriormente, é a mais próxima à Vila de Arraial D’Ajuda.

Asim como a barraca anteriormente descrita, La Plage é linda e vale à pena conhecê-la por sua excelente infraestrutura, ótimo atendimento, músicas da melhor qualidade executadas por DJ e excelentes opções de drinks e gastronomia.

E quanto ao mar na praia do Mucugê, já sabe: águas calmas, transparentes e, como em todo o Sul da Bahia, aquecidas.

Por fim, vou compartilhar a última – porém não menos interessante – praia e barraca que conheci no Distrito de Arraial  D’Ajuda. Trata-se da barraca das Falésias, que fica na praia de Pitinga. A barraca antes era conhecida como Flor de Sal.

O interessante desta praia, além do mar azul de águas aquecidas, é o fato de ser abraçada pela natureza. Ao seu redor há muita vegetação e, um pouco mais adiante, lindas falésias de cor avermelhada e ocre.

 Quando estive lá, havia músicos se apresentando ao vivo, no estilo voz e violão.

 

E a próxima estada será em Trancoso! Embarque nesta viagem e vamos curtir juntos o próximo destino!
Arraial D’Ajuda eu indico!!!